13 Salário 2020: Quem tem direito? PAGAMENTO

Todos os trabalhadores brasileiros que possuam carteira assinada têm direito ao 13 salário 2020. Essa é uma gratificação que foi instituída no país em meados da década de 60, para favorecer milhares de trabalhadores. Veja a seguir mais informações sobre as regras do 13 salário 2020.

13 Salário 2020

13 Salário 2020

O que é o 13° salário?

Também conhecido com Gratificação de Natal, o 13° salário 2020 é um direito como já dito, de todo trabalhador com carteira assinada. É um benefício muito esperada, pois ajuda nos gastos do fim de ano.

✓ Conheça ainda as novas regras do Seguro Desemprego 2020

Esse pagamento corresponde a 1/12 da remuneração do mês trabalhado. O que isso significa? Que o trabalhador pode receber até um salário extra no final de cada ano.

Apenas após 15 dias trabalhados é que o empregado ganha o direito de receber o décimo terceiro salário 2020.


Quem tem direito ao recebimento do 13 salário 2020?

Os trabalhadores que tem o direito a receber esse benefício, são aqueles que trabalham com carteira assinada, e eles podem ser domésticos, rurais, urbanos ou avulsos.

✓ Confira o novo calendário do PIS 2020

Mas é importante lembrar novamente, que é necessário,que o trabalhador cumpra pelo menos 15 dias de trabalho no ano anterior.

Os aposentados e os pensionistas também recebem o 13 salário 2020, diferente dos estagiários que não tem direito ao 13° salário!

Para motivar os jovens estagiários, algumas empresas pagam esse benefício, mas isso não é obrigatório.

Algumas situações especiais merecem a nossa atenção. Veja a seguir algumas dessas situações:

  • Os trabalhadores que foram demitidos por justa causa podem receber essa gratificação, desde que a data da dispensa seja posterior a do pagamento da parcela;
  • Os trabalhadores que estão afastados recebendo o auxílio-doença também possuem o direito de receber o décimo terceiro com valor proporcional aos meses que foram trabalhados;
  • Os trabalhadores que estão afastados por causa de acidentes de trabalho também podem receber o benefício de acordo com os meses trabalhados;
  • Os trabalhadoras que estão afastadas por causa de licença-maternidade também recebem o décimo terceiro proporcional normalmente.

Pagamento do 13° salário 2020

O pagamento da 1ª parcela do  13 salário 2020 deve estar dentro do período de 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro. A 2ª parcela do pagamento do décimo terceiro pode ser feito até o dia 20 de dezembro.

Caso as empresas prefiram fazer o pagamento em uma única parcela, podem estar efetuando o depósito no valor integral em novembro.


Pagamento do 13 salário 2020 para os aposentados

pagamento do 13° salário 2020 também é feito para os aposentados e pensionistas. Esse bônus é pago pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

✓ Confira o calendário de pagamento INSS 2020

A primeira parcela é paga entre agosto e setembro e a segunda parcela entre novembro e dezembro. Caso você esteja aposentado e que saber mais sobre o seu benefício – acesse aqui.

13 salário 2020


Cálculo do 13 salário 2020

Se você que aprender a como fazer o cálculo do 13° salário 2020 fique atento as informações abaixo.

Saiba que fazer esse cálculo do 13 salário não é tão simples assim, principalmente porque existem vários fatores que devem ser considerados na hora de calcular os números.

Veja como calcular 13 salário 2020:

SALÁRIO MÍNIMO ÷ NÚMERO DE MESES TRABALHADOS

Um mês só entra para o cálculo se o colaborador trabalhou por pelo menos 15 dias. Se trabalhou menos esse mês não entrará no cálculo.

Também será necessário levar em conta algumas questões como por exemplo, as médias de comissões recebidas, as  horas extras, os adicionais noturnos, as periculosidade e a insalubridade.

As informações sobre o 13 salário podem mudar à qualquer momento, por isso estamos sempre atualizando os dados aqui no post, para você ficar bem informado.

Lembre-se o décimo terceiro salário é um direito de todos, fique atento para não ser engado!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

13 Salário 2020: Quem tem direito? PAGAMENTO