Auxilio Doença INSS 2020: Como funciona?

Centenas de brasileiros recebem o Auxilio Doença INSS 2020, um benefício da previdência social que apoia trabalhadores impossibilitados de realizar suas atividades. Hoje iremos conferir como funciona o Auxilio Doença INSS 2020, e se você deseja saber mais basta continuar acompanhando.

Auxílio Doença INSS 2020

Auxílio Doença INSS 2020

Se você deseja solicitar ou saber como funciona o processo de solicitação do Auxilio Doença INSS 2020 acompanhe a seguir as informações que reunimos para você!

O que é Auxilio Doença?

O Auxilio Doença está entre os benefícios mais solicitados ao INSS, sendo esse um benefício que visa apoiar financeiramente trabalhadores que após passar por uma perícia.

E assim comprovem estar impossibilitados de exercer suas atividades de trabalho por motivo de doença ou acidente ao Instituto Nacional do Seguro Social.

O Auxilio Doença INSS 2020 também pode ser destinado a pessoas que possuam limitações que o impeça de trabalhar como uma deficiência mental ou o mal de Parkinson.

O processo para solicitar o Auxilio Doença INSS inicia-se a partir de um agendamento de perícia, e a seguir veremos como realizar esse procedimento!


Como funciona o Auxilio Doença INSS 2020

Para que você possa entender como funciona o Auxilio Doença INSS 2020 preparamos um passo a passo bem simples. Onde ele trás maiores informações sobre o processo de solicitação do benefício, acompanhe:

  • Acesse o site da Previdência Social clicando aqui;
  • Informe os caracteres de segurança apresentados na imagem;
  • Clique no botão Confirmar.

O próximo passo é escolher a agência da Previdência Social mais próxima de você para realizar o exame médico que será a sua pericia.

✓ Saiba como funciona o Pente Fino INSS 2020!

Neste local você também realizará a entrega de toda documentação solicitada para dar entrada no Auxilio Doença INSS.

Auxílio Doença INSS 2020

A última etapa é o preenchimento do formulário de requerimento. Que trás todas as informações solicitadas para que seja gerado o seu número de requerimento do Auxilio Doença INSS.

Após realizar a sua perícia por meio desse agendamento INSS 2020, o seu benefício será liberado ou não de acordo com o resultado do exame.


O que é a perícia do auxilio doença INSS?

A perícia médica solicitada pelo INSS para aqueles que solicitam o INSS é um exame realizado por um médico credenciado. Pois é através do resultado de Perícia INSS 2020 que irá comprovar a impossibilidade de realizar suas atividades profissionais.

Após realizar o agendamento que mostramos anteriormente, você terá um número de requerimento para que seja possível passar por essa consulta.


Valor do Auxilio Doença INSS 2020

O valor do Auxilio Doença INSS é ajustado de acordo com o valor do salário mínimo federal. Atualmente o valor desse benefício é de R$ 954,00, e o esperado é que o mesmo seja reajustado para R$998,00.

Auxílio Doença INSS 2020


Por quanto tempo posso receber o Auxilio Doença INSS?

O tempo de recebimento do Auxilio Doença INSS está ligado ao tempo que o solicitante apresentar limitações que o impeça de atuar em suas atividades profissionais.

A perícia médica do INSS é que irá avaliar essa situação. Porém, se o caso for de um trabalhador que se encontra impossibilitado pelo resto da vida o seu Auxilio Doença INSS será estendido até o seu falecimento.

É importante lembrar que nos primeiros 15 dias de afastamento do trabalhador a empresa ainda é responsável pelo pagamento do funcionário que está doente ou machucado.

Quando a liberação do Auxilio Doença INSS ocorrer a empresa deixa de possuir essa obrigação e a mesma passa a ser do INSS.


Contato INSS

Com as informações acima você conseguiu entender como funciona o Auxilio Doença INSS 2020? Em caso de dúvidas basta entrar em contato com o atendimento do INSS pelo número a seguir:

  • Telefone: 135.
Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 14

Auxilio Doença INSS 2020: Como funciona?