Carta de Concessão INSS 2020: Como Pedir, Acompanhamento

Para pedir algum benefício no INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, o cidadão vai precisar preencher uma Carta de Concessão INSS 2020. Essa carta é o único meio de conseguir a solicitação no INSS de benefícios como: aposentadoria, salário maternidade, pensão, auxílio doença, entre outros. Se você quer saber como funciona a Carta de Concessão INSS 2020, veja mais informações a seguir.

Carta de Concessão INSS 2020

Carta de Concessão INSS 2020

O que é a Carta de Concessão INSS?

A Carta de Concessão INSS é um documento que controla todos os pedidos de benefícios, solicitados por todos os interessados.

Nela os cidadãos preenchem todos os dados pessoais e todos os dados de interesse para o INSS, e ele faz uma análise dos dados, para saber se o cidadão tem mesmo direito ao benefício solicitado.

Você consegue esta carta através da internet, no site oficial do INSS. Ela é uma espécie de requerimento, contendo dados, informações e valores. E através dela que o cidadão fica sabendo se vai ou não receber o benefício.

Carta de Concessão INSS 2020


Como pedir a Carta de Concessão INSS 2020?

Para solicitar a Carta de Concessão INSS 2020, a melhor maneira é por meio do site oficial do INSS. A solicitação acontece de maneira rápida e fácil.

✓ Acompanhe as datas da tabela INSS 2020

Porém, o que demora é receber a a resposta, ou seja, receber a carta de volta. Por isso, o cidadão precisa ter paciência e persistência, pois normalmente a demora chega a 30 dias ou mais. Para adiantar o processo e não ser barrado por erros, siga as seguintes orientações:

  • Acesse om site do INSS, ou o aplicativo MEU INSS 2020;
  • Confira todos os dados da Carta de Concessão INSS;
  • E verifique se todos os dados estão corretos.

Para te ajudar a solicitar a sua carta, siga os passos a seguir e evite erros:

  • Faça o seu login no MEU INSS;
  • Agora é só informar os dados solicitados.

Acompanhamento da Carta de Concessão INSS 2020

Depois de enviar a Carta de Concessão INSS, você pode fazer o acompanhamento da mesma, para saber como está o seu processo.

✓ Saiba como fazer seu agendamento INSS 2020

Esse acompanhamento pode ser feito diretamente pela internet. Veja como fazer logo abaixo:

  • Acesse novamente o site do INSS;
  • Clique em ‘Carta de Concessão’;
  • Insira sua senha;
  • E agora é só inserir todos os dados solicitados.

Outra forma de fazer o acompanhamento Carta de Concessão INSS 2020 é por meio do aplicativo MEU INSS. Na palma da sua mão, sem sair de casa, você acessa o aplicativos e tem todas as informações sobre a sua solicitação.

Veja como fazer a seguir:

  • No seu celular, acesse a loja virtual;
  • Baixe o aplicativo MEU INSS;
  • Será necessário fazer um cadastro;
  • Pronto, agora é só acessar o aplicativo e fazer o acompanhamento da carta de concessão.

Importante: Guarde o número do protocolo do seu pedido, pois é através desse número que será possível fazer o acompanhamento do seu processo.

✓ Veja para que serve e como fazer uma procuração INSS 2020

Depois do processo confirmado, o beneficiário receberá no endereço cadastrado um cartão concessão. Esse cartão será para a pessoa receber a quantia em dinheiro do benefício. É só ir até as agências da Caixa Econômica Federal e sacar o valor.


Dúvidas sobre Carta de Concessão INSS 

Vamos estar sempre atualizando as informações aqui no post, para você não perder nada. Mas se você ainda tem dúvidas sobre a Carta de Concessão INSS 2020, entre em contato com a ouvidoria INSS 2020 ou através do telefone:

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Carta de Concessão INSS 2020: Como Pedir, Acompanhamento