Pensão por Morte 2020: Regras, Valor, Quem tem direito

Sabemos que existem vários  tipos de benefícios, para quem contribui corretamente com INSS. Apensão por morte 2020 é destinada aos parentes de quem era um contribuinte e faleceu. Cientes de que existem vários procedimentos para cada tipo de benefício, reunimos as informações mais importantes sobre a pensão por morte 2020.

Pensão por Morte 2020

Pensão por Morte 2020

Dessa forma, você fica sabendo quais os procedimento necessário para cada tipo de dependente que tinha o contribuinte.

Então, continue lendo e saiba quem tem direito a pensão por morte 2020 e quanto tempo pode está recebendo essa ajuda de custo.

Pensão por morte 2020

Para cada brasileiro que realiza suas contribuições juntamente com o Instituto Nacional do Seguro Social, é destinada uma série de benefícios. Um deles é a pensão por morte 2020, que auxilia os dependentes do segurado.

Seja aposentado ou trabalhador, esse benefício oferece uma determinada quantia para quem dependia do falecido para se manter. Por isso, para cada tipo de dependente, é levado em conta alguns aspectos.


Quem tem direito a pensão por morte 2020

Existindo essa condição de falecimento, para que essa solicitação seja feita, é preciso saber quem tem direito a pensão por morte 2020. Que são:

  • Cônjuge;
  • Pais;
  • Companheiro;
  • Filhos e enteados menores de 21 anos ou inválidos, desde que não tenham se emancipado;
  • Irmãos não emancipados, menores de 21 anos ou inválidos.

Para que essas pessoas de fato tenham direito de receber esse valor, o contribuinte deve ter feito no mínimo 18 parcelas de contribuições. Caso tenha sido menos, o benefício de pensão 2020 por morte, estará vigente durante 4 meses.


Regras pensão por morte 2020

Todos os anos, o INSS procura fazer modificações nos benefícios para melhor auxiliar quem os recebe.

✓ Veja também, como consultar benefício INSS 2020!

Consequentemente, foram estabelecidas algumas novas regras pensão por morte 2020. Antes, independente do vínculo de quem recebia, poderia receber esse valor sem término.

Atualmente, este prazos mudaram. Para cada situação, é preciso checar suas características para definir um prazo de recebimento da pensão por morte.

E no caso de quem for casado, é preciso ter no mínimo 2 anos de casamento com o cônjuge. Caso contrário,a duração desse benefício só será de 4 meses. Veja a tabela a seguir:

Idade do dependente na data do óbito Duração máxima do benefício ou cota
menos de 21 anos 3 anos
entre 21 e 26 anos 6 anos
entre 27 e 29 anos 10 anos
entre 30 e 40 anos 15 anos
entre 41 e 43 anos 20 anos
a partir de 44 anos Vitalício




Como solicitar pensão por morte 2020

Para que você consiga realizar uma solicitação desse benefício, é preciso começar fazendo o seu agendamento INSS 2020. Esse procedimento pode ser mais simples do que você pensa e é feito de forma online. Veja os seguintes passos:

  • Preencha os campos solicitados e prossiga;
  • Em seguida, selecione a opção ‘Novo requerimento’ e encontre a opção ‘Pensão por morte’ e avance;
  • Preencha os formulários solicitados e anote a hora e local para comparecer ao INSS.

Documentos necessários

Para que essa solicitação seja aprovada, é preciso apresentar os documentos para pensão por morte 2020, que são:

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, caso os tenha;
  • Documentos pessoais do interessado e do segurado falecido, bem como a certidão de óbito do contribuinte;
  • Documentos referentes às relações previdenciárias (exemplo: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês, documentação rural, etc); 
  • Documentos que comprovem a qualidade de dependente.

Em caso de mortes que aconteceram no ambiente de trabalho, essas documentações podem vaiar, clique aqui e confira mais detalhes!


Valor pensão por morte 2020

Para quem ainda vai receber esse benefício, é sempre se atentar ao valor pensão por morte 2020. Isso porque, assim como a aposentadoria, seus valores podem sofrer atualizações com o passar dos anos, o benefício também corre esse risco.

Mas para quem recebe, é destinado valor de aposentadoria como benefício. Se o falecido estiver em condição de trabalhador, o valor da pensão por morte estará de acordo com o que ele iria receber como aposentado.

Caso haja mais de um dependente, esse valor é distribuído entre eles de forma igual. E caso venha ocorrer alguma modificação nesse benefício, manteremos você atualizado.


Contato

Deseja mais informações? Veja os canais de contato

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Pensão por Morte 2020: Regras, Valor, Quem tem direito