Procuração INSS 2020: Tipos, Prazo de Validade

A procuração INSS 2020, é o documento que permite que outra pessoa, resolva para você problemas burocráticos. Assim, em caso de impossibilidade, você garante os seus benefícios. Quer saber mais sobre a procuração INSS 2020? Veja os detalhes a seguir:

Procuração INSS 2020

Procuração INSS 2020

Procuração INSS 2020

A procuração INSS 2020 trata-se de um documento que nomeia uma pessoa de confiança. Essa pessoa ficará responsável em resolver alguns problemas e até mesmo assinar determinados documentos.

Ela é um documento importante, principalmente se os usuários não estiverem presentes. No INSS este formulário garante os benefícios da pessoa ausente.

Com ele, essa pessoa pode receber pagamentos, fazer consultas, entre outras coisas. Por isso, é importante nomear alguém de extrema confiança.

Procuração INSS


Tipos de Procuração INSS 2020

É importante saber que existem dois tipos de procuração INSS. A procuração Particular e a procuração Pública. Elas são diferentes, porém importantes.

✓ Saiba tudo sobe a aposentadoria especial INSS 2020

Veja a diferença entre elas a seguir:

Procuração Particular

A procuração Particular, é feita pelo usuário. A pessoa interessada, pode utilizar o formulário fornecido pelo INSS. Esse tipo de procuração, não precisa ser registrado em cartório.

Procuração Pública

Essa procuração deve ser registrada em cartório e pode ser feita por qualquer um. É obrigatório esse tipo de procuração, para aqueles cidadãos analfabetos e para aqueles que por algum motivo, estão impossibilitados de assinar documentos.

Procuração INSS


Quem pode fazer a Procuração INSS?

Aqueles que estão capazes e com idade superior aos 18 anos, saibam que  podem fazer procuração outorgando poderes dentro de algumas condições:

  • Aquele que for menor entre 16 e 18 anos não emancipado, não poderá fazer uma procuração para terceiros, mas poderá ser um procurador.
  • Os servidores públicos civis e militares em atividade somente poderão representar o cônjuge, o companheiro e os parentes até o 2º grau.


Prazo de validade Procuração INSS 2020

A Procuração INSS 2020 tem prazo de validade estabelecido por Lei. Veja o prazo da validade da procuração, em dois casos:

  • Recebimento de valores: as procurações para recebimentos de valores, como recebimento bancário, por exemplo, tem o prazo de 12 meses. Sendo possível à renovação no período de 30 dias anteriores à data de vencimento.
  • Requerimentos: a validade até a conclusão do procedimento. No caso de renúncia ou morte o mesmo perde a validade.

Agendamento Procuração INSS 2020

Para você obter a Procuração INSS 2020, é importante antes, fazer o agendamento, por meio do site do INSS.

✓ Acompanhe as datas da tabela INSS 2020

Com o agendamento feito, é só ir até a agencia do INSS, com os documentos solicitados, e acompanhado da pessoa que será seu procurador.

Veja os passos de como fazer a seguir:

  • Primeiro, vá até a página INSS, entre aqui;
  • Em seguida clique em “Agendar”;

  • Procure pela procuração no menu;
  • Complete os campos apresentados;
  • Siga as orientações da página.

Como baixar procuração INSS 2020

Antes de ir ao INSS no dia marcado, é importante baixar o formulário procuração INSS. Isso facilita na hora de ir ao órgão.

✓ Veja como ser um contribuinte individual 2020

Esse formulário é emitido de forma simples pela página do INSS. É simples ter acesso o formulário modelo de procuração do INSS, basta seguir o nosso passa a passo, logo abaixo:

  • Vá novamente a página INSS, entre aqui;
  • Agora, clique em ‘Formulário modelo de procuração do INSS’;

  • Pronto, assim o documento vai ser baixado para o computador;
  • Em seguida basta completar e encaminhar.

Dúvidas sobre Procuração INSS?

Vamos estar sempre atualizando as informações, sobre a Procuração INSS. Assim você não perde nenhum benefício, e nenhuma novidade.

Mas se você ainda ficou com dúvidas sobre o assunto, acesse a página oficial  do INSS e tire todas as suas dúvidas. Ou ainda se preferir ligue:

  • Telefone: 135

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Procuração INSS 2020: Tipos, Prazo de Validade